Monday, June 18, 2007

2012 - o logo da discórdia


O Público de ontem (17-06-07) trazia um artigo sobre o logótipo para os Jogos Olímpicos de Londres: "Símbolo dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 provoca chuva de críticas".

Lia-se que para Josep Maria Trias, criador do logótipo dos Jogos de Barcelona, o logo revelado no dia 04-06, é um corte com a tradição e a abertura para novos caminhos, novas viragens estéticas, cortes estes que acontecem de 20 em 20 anos como o seu próprio logo foi.


"Para mim, está claro que se trata de Munique 72, Barcelona 92 e agora Londres 2012. A cada 20 anos produz-se uma evolução." Os símbolos básicos que perduraram até ao México 1968 (onde apenas se combinam os círculos dos números com as argolas olímpicas) evoluíram depois para formas geométricas mais ou menos elaboradas, na esteira da espiral de Munique 1972. Até que, em 1992, Barcelona introduziu a figura humana"


A Polémica, que se pode ler no site da BBC, no IHT e demais sites de media, parece prender-se não tanto com o custo do logo mas com a pobre execução do mesmo.


Ainda não sei muito bem o que pensar sobre a nova imagem dos jogos para Londres. Quando vi o logotipo da PT, concebido pela mesma agência também achei o trabalho pobre e de algum modo senti-me duplamente defraudada com a aparente simplicidade e chocada pela empresa não ter recorrido a uma agência portuguesa.


O briefing dado pela Comité Organizativo dos Jogos pedia um emblema que representasse os 4 pilares chave de acessibilidade, participação, estímulo e inspiração, culminado numa visão de marca de "Os Jogos de todos" ou Everyone's Games.


Este símbolos têm um papel importante na comunicação não só dos Jogos como da propria imagem e identidade da cidade anfitriã num nível mais global.


No livro "Mass media, Olympic values and the opening ceremony" de Miguel de Moragas estes símbolos ganham mesmo a responsabilidade de identidade corporativa dos Jogos, cuja combinação de cores e formas influenciam o desenvolvimento do look geral dos jogos incluindo pictogramas, uniformes, decoração do estádio etc..


Eu lembro-me particularmente bem do logótipo e mascote dos jogos de 80 em Moscovo, talvez por nesse verão por nunca ter conseguido um Misha ou pelos cadernos da escola terem na capa o logotipo dos Jogos, assim como me lembro do de Barcelona, deveras impulsionado na minha memória pela mascote Cobi e pelo design de Mariscal. No entanto decidi ir à pesca e ver o que se fez nos outros anos e descobri que esta história dos logos começou em 1964 com os jogos de Tóquio e que a primeira mascote não oficial surgiu nos jogos de Los Angeles em 1932.


Números e Factos: A agência que criou o logótipo para os Jogos de Londres foi a Wolff Olins, demorou um ano a completá-lo e cobrou £400.000 ou 600.000€ pela criação da marca. Pela primeira vez um único logo vai ser usado para os Jogos Olímpicos e para os para-olimpicos. Por este valor até sou a favor de o usarem para tudo o que puderem até 2012.

Os organizadores esperam que a marca faça despoletar as vendas/marketing para ajudar a angariar os £2B necessários para apresentar os Jogos e passar a mensagem de que Londres 2012 vai ser os "Everyone's games".


Citações:

"It won't be to be eveybody's taste immediately but it's a brand that we genuinely believe can be a hard working brand which builds on pretty much everything we said in Singapore about reaching out and engaging young people, which is where our challenge is over the next five years" - Lord Sebastian Coe


"We had a huge reaction to the launch of the New logo - most of it negative" - Claire Stocks, editora Interactiva


"Each edition of the Olympic Games brings its own flavour and touch to what is now well over a century of modern Olympic history; the brand launched today by London 2012 is, I believe, an early indication of the dynamism, modernity and inclusiveness with which London 2012 will leave its Olympic mark."- Jacques Rogge, Presidente do Comité internacional Olímpico


"The new Olympic brand draws on what London has become - the world's most forward-looking and international city." - Jacques Rogge, Presidente do Comité internacional Olímpico


"It resembles a swastika and looks like graffiti - two things London is not about and should not aspire to." - Ken Livingstone, Mayor de Londres


"Look at it closely, it looks like some sort of comical sex act between The Simpsons." Residente de Ipswich


Lista de logos desde 1964 até agoraDesigner: Yusaku Kamedura
Designer: Pedro Romirez Vazquez
Designer: Otl Aicher
Designer: Josep Maria Trias

0 comments:

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP